01 fevereiro 2012

Termos Técnicos de um Grupo de Oração!


O que é Grupo de Oração Carismático?

GRUPO DE ORAÇÃO

O G.O. é a célula fundamental da Renovação Carismática Catolica, é a expressão máxima e principal da RCC, tendo três momentos distintos: núcleo de serviço, reunião de oração e grupo de perseverança.

Podemos também definir Grupo de Oração como sendo uma comunidade carismática que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.

Trata-se de uma reunião semanal na qual um grupo de fiéis coloca-se diante de Jesus, sob a ação do Espírito Santo, para louvar e glorificar a Deus, participar dos dons divinos e edificar-se mutuamente.
O grupo de oração da RCC não deve esquecer, obviamente, de sua identidade carismática. Os outros grupos dentro de outras experiências são importantes para a Igreja e para as pessoas, mas o Grupo de Oração carismático tem características próprias: Batismo do Espírito Santo e o uso dos Carismas.

Cada Grupo de Oração precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, assumir a responsabilidade pela transformação da nossa cultura, criando não só na Igreja, mas no mundo todo, uma cultura de Pentecostes através da qual todos busquem a construção do Reino de Deus. A vivência dessa vocação da Renovação Carismáticapede uma consagração sincera de cada um de nós, sem reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

Autor: José Maria de Mello Júnior – Coordenador da Comissão Nacional de Formação – Brasília – DF

Grupo de Oração Carismático


Fazer a Graça Acontecer

É finalidade da R.C.C.. do Grupo de Oração e do trabalho do coordenador que a experiência do pentecostes pessoal, da vida no Espírito, da vida Cristã plena. aconteça, cresça, amadureça e se torne uma realidade definitiva. na vida de cada participante dos Grupos de Oração.
Como ponto de partida. é preciso saber que tudo isto. é obra de Deus no coração do homem. Deus porém quer a colaboração do próprio homem.
O homem precisa aceitar, acolher e querer a obra divina. ou seja ser parceiro de Deus: o trabalho do coordenador é o de “fazer acontecer’ a ação divina na vida de todos. Fazê-la acontecer progressiva e continuamente, para que todos tenham vida plena.
Deus Pai.
Jesus vivo e ressuscitado e o Espírito Santo querem dar suas graças aos participantes do Grupo de Oração e querem dar principalmente as essências para que sejam salvos por Jesus e santificados pelo Espírito Santo e assim tenham a vida plena para a glória do Pai.
As graças do processo de salvação e santificação. Deus quer concedê-las aos participantes do seu Grupo.
E preciso que você coordenador aja de tal forma no seu Grupo de Oração que os participantes peçam e acolham as graças divinas. Você pode e deve provocar a benção divina. a graça de Deus, sobre os participantes, não como um ato mágico, mecânico. mas segundo 0 amor generoso e poderoso. providente e gratuito de Deus.
Como você pode provocar a graça do Batismo no Espírito Santo e fazê-la acontecer?…Evangelizando, preparando os passos necessários, para que os participantes do Grupo de Oração desejem. anseiem. queiram, peçam essa graça; rezando sobre ele para que o Espírito Santo se manifeste.
Se existe no seu Grupo de Oração pessoas que ainda não tiveram um encontro pessoal com Jesus;
• pessoas com fé misturada e manchada com idéias espíritas. pagãs. supersticiosas. .
• pessoas feridas e presas de pecados graves e habituais;
• pessoas traumatizadas. feridas pelo desamor. com angústia. ansiedade e medos = você pode e deve urgentemente. fazes acontecer a graça; a graça do perdão, da libertação. da cura espiritual:
Como ? Evangelizando, anunciando a misericórdia de Jesus, preparando para o Sacramento da Reconciliação, encaminhando a um Sacerdote acolhedor.
A graça vai acontecer ? Claro ! É a ovelhinha que Jesus quer resgatar. quer buscar. quer carregar em seus ombros. Jesus é o bom Pastor. Jo 10 / SI 22. (imagens de carinho e afeto). “Provocar a graça” parece uma ousadia de expressão mas é para passar a realidade ativa e dinâmica. que mostra também o aspecto da cooperação humana com a obra divina.
O homem precisa apropriar-se das bênçãos e graças divinas que são oferecidas em superabundância. Jo 4. 1-48 = Jesus oferece e a Samaritana faz a sua parte = abre seu coração, Deus transforma a sua vida. Ela participou e a g,raça aconteceu!
Provocar a graça e fazê-la acontecer nos participantes do Grupo de Oração é uma missão fascinante, linda e gratificante. Por isso. você coordenador, com fé confiante e com sabedoria deve preparar os corações do modo mais perfeito e realizar o que for necessário para que a bênção divina aconteça.
É preciso ter conhecimento. alguma experiência pessoal. amor zeloso para com os participantes e criatividade.
Não faça nada mecânica. magicamente. Não aja superficialmente. você não é um profissional.
É preciso ser criativo e agir com sabedoria. Quanto mais você souber criar caminhos próprios, sábios e inteligentes de fazer a graça acontecer. tanto melhor.

Fonte:http://presentepravoce.wordpress.com/2008/03/24/grupo-de-oracao-carismatico/


Nenhum comentário:

Postar um comentário