22 fevereiro 2012

Quarentena!

Hoje a Igreja nos convida à mudança de vida. Hoje se inicia a quaresma, tempo que os antigos diziam que o capeta está a solta, mas não é bem assim. A quaresma é o tempo da abstinência do Jejum, relembram os 40 dias que Jesus ficou sob a tentação do inimigo, e estava de jejum e em oração.

Uma coisa que eu queria falar, é que a Igreja coloca duas quaresmas no ano liturgico, temos essa a quaresma inicial, logo após o carnaval, antes da páscoa, que é a mais conhecida, mas existe uma outra, a segunda quaresma, a quaresma "boa", são os 40 dias que Jesus aparece aos seus discípúlos realizando milagres e conversões, nós nos voltamos e damos mais atenção a quaresma "ruim"...


Na Bíblia o 40 tem um forte significado, estamos acostumados com o 7, o 3, o 12... e em relação ao mau o 6...e por aí vai, mas existe o número 40. Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24).

Bom, já tratei aqui do catolicismo do blog, este é um blog católico! Por isso, sinto que devo estimular o catolicismo no blogue né der.

Mas o que me chama mais atenção na Quaresma, é que isso tudo, é uma célula do ano litúrgico. A Igreja é unidade na diversidade. Em tempos em tempos a Igreja nos chama a um tema específico, determinada época ela nos chama a clamar o espírito santo, outro pedir intercessão de Maria, outra a tal coisa, e por aí vai...Mas o fundamento, o alicerce desse ensino da Igreja, é que nós devemos fazer da nossa oração uma aclamação de todo o ano litúrgico. Por exemplo, a época da Páscoa, todos os domingos, o mistério Pascal é atualizado no dia do Senhor! E esquecemos disso, e deixamos o tempo de um ano nos atualizar, sendo que devemos  sempre relembrar dos fatores católicos!

Ontem, estava no Rebanhão, o tal do "retiro de carnaval". E eu quero continuar o que eu não conclui ontem, deixei uma deixa.

O Saudoso Bispo da minha Diocese de Divinópolis Dom Tarcísio. Ministrou uma homilia incrível, falou quase tudo o que vivemos nos dias do encontro, só não falou por que não tinha acompanhado o evento, mas o que me tocou o coração, foi que a nossa Igreja Católica Apostólica Romana, é Unidade na Diversidade, eu não sei se eu inventei essa frase, mas que seja. É uma verdade

De um lado, os carismáticos, leigos, vida social normal, elevam seu clamor a Deus, pregavam, mostravam que sabiam pregar muito bem, sabiam clamar o fogo do Espírito Santo, de outro lado o Clero, ministros ordenados, vida eclesial, também mostravam muito bem que sabiam pregar, etc, etc.

Por um lado pessoas que se doam a Deus, no seu chamado a construir uma família, outros se doando também a Deus, só que chamados a administrar os sacramentos, a Igreja, a família espiritual!

Isso tudo é incrivelmente maravilhoso! Daria pra aprofundar em questão dos movimentos e pastorais, das ordens, e tal. Mas deixemos isso para uma próxima postagem!   

Um comentário:

  1. interessante - me ajudou bastante em um trabalho da escola, obrigoda ...

    ResponderExcluir